Mercado de móveis e decoração para o público masculino

O número de homens morando sozinhos cresceu nos últimos anos. Com isso, novas demandas de mercado começaram a consolidar-se para atender às necessidades desse público exigente.
No setor de mobiliário e decoração, isso não foi diferente. Os clássicos móveis precisaram ser mais simples e funcionais, de modo que se adaptem às necessidades do público masculino.

Man Caves

Os pesquisadores de tendência definem o estilo de morar desse homem contemporâneo como Man Caves, que pode ser traduzido como santuário ou recanto do caçador. O termo remete a um espaço projetado para atender às exigências do homem independente e urbano, que busca conforto, mas sem perder a estética e a sofisticação.
O estilo Man Caves preza pelo design e pela praticidade. Por isso, mesmo as peças decorativas costumam ter alguma utilidade no ambiente. Móveis multifuncionais adaptam-se bem ao perfil desse público.

O estilo Man Caves é voltado a um público bem definido, de homens independentes que fazem as próprias escolhas e buscam peças que reflitam seu estilo e modo de vida. O público médio está situado na faixa dos 30 anos, que tem como característica a compra objetiva e racional, não motivada pelo impulso.
Quando se trata de móveis e itens de decoração, eles procuram por peças que reforçam sua identidade. Os homens com esse perfil prezam muito pela qualidade do material e do acabamento, além do equilíbrio entre forma e função.

Os principais itens procurados por adeptos do Man Caves são sofás e banquetas, que devem atender a especificidades como altura e praticidade de limpeza. Mesas, bancadas e prateleiras também são móveis bastante procurados, principalmente aqueles de design simples e funcional, que facilita a organização do ambiente. Painéis e revestimentos também são muito utilizados na decoração de espaços voltados para o público masculino, com materiais como madeira, cerâmica e concreto.
O estilo Man Caves é sóbrio e prioriza cores mais escuras como preto, cinza e verde. Superfícies polidas como acrílico e inox também adequam-se aos espaços internos projetados para homens.

Alguns temas são mais recorrentes na estética Man Caves, a exemplo daqueles que remetem a bebidas como cerveja, whisky e vinho. Referências ao automobilismo, motociclismo e esportes são muito procurados pelos clientes que querem decorar o próprio espaço. Isso pode se refletir tanto no estilo dos móveis como nos elementos de decoração. Alusões ao cinema e à música são atrativos para os clientes adeptos do Man Caves. A tendência tecnológica também é bastante procurada, com aparelhos inteligentes, conectados aos dispositivos móveis.