Temporais, granizo e queda de temperaturas: a previsão do tempo para o final de semana

Foto: Ernani Alban

A Metsul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte e queda de granizo nesta sexta-feira (19) na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conforme informações da Metsul, nuvens carregadas devem se formar com chuva e raios, podendo causar temporais isolados, especialmente no final do dia. Para sábado (20), um centro de baixa pressão passa a se aprofundar na costa do Sul do Brasil e organiza uma frente fria sobre a região e provoca chuva forte e temporais principalmente sobre o Paraná que avançam para São Paulo e Centro-Oeste. Algumas tempestades podem ser severas e com vendavais e forte granizo. A forte instabilidade pode afetar o final dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Sul, o sábado terá muitas nuvens com previsão de chuva ou garoa no decorrer do dia, apesar das aberturas de sol em diversos locais. No domingo, a nebulosidade varia com períodos de sol entre nuvens com chance de instabilidade no Leste e no Nordeste do Estado. Na Serra, o tempo fica mais fechado.

A Metsul ainda alerta para o sistema de baixa sobre o oceano, que impulsiona uma forte massa de ar polar para o Sul do Brasil, derrubando as temperaturas até o final do sábado na maioria das regiões gaúchas. O frio se intensifica no domingo no Estado, com um dia de temperaturas bastante baixas, mesmo à tarde, com máximas abaixo de 10ºC em algumas cidades, sobretudo da Serra.

O frio ingressa no Rio Grande do Sul com vento moderado a forte na tarde e na noite de sábado, trazendo sensação térmica muito baixa no fim do dia em diversas áreas. No domingo, o dia segue com vento principalmente no Leste e no Nordeste do Estado com sensação térmica muito baixa durante todo o dia. As rajadas devem ficar entre 50 km/h e 70km/h.

O começo da próxima semana, com ar muito seco e tempo aberto, terá madrugadas muito frias no Sul, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. No Rio Grande do Sul, a maioria das cidades terá mínimas entre 0ºC e 5ºC com marcas negativas em algumas e que podem ficar entre -3ºC e -5ºC no Norte e Nordeste do Estado. Geada ampla é esperada no Sul do Brasil e deve gear mesmo em pontos do Sudeste. Alerta-se que a geada em muitos locais será forte a intensa e que, ante o período do ano, pode causar danos no setor primário, sobretudo na fruticultura, hortaliças e até em lavouras de trigo.